Anunciada em Novembro, a primeira aproximação da gigante dos telemóveis Nokia ao mercado dos jogos foi ontem mostrada ao público. A nova consola portátil N-Gage promete uma experiência de jogos interactivos enriquecida, apresentando uma plataforma wireless multi-jogador, que tanto pode servir para jogar localmente, como remotamente via tecnologia Bluetooth ou utilizando as redes móveis.



Além de permitir jogar, a consola móvel da Nokia é ao mesmo tempo leitor de música digital (MP3/AAC), rádio FM estéreo e telemóvel tri-band. Em comunicado a fabricante finlandesa adianta que a N-Gage deverá estar disponível nos cinco continentes durante o quarto trimestre de 2003, "a tempo da época das compras de Natal", salienta.



No mesmo documento indica-se igualmente que a líder do mercado mundial de telemóveis está a trabalhar com vários editores de jogos, onde se incluem a Activision, a Eidos, a Sega, a Taito e a THQ, para construir o catálogo de títulos N-Gage. Os jogos para a nova consola móvel serão vendidos em separado em cartões de jogos - utilizando a norma MultiMediaCard. A Nokia pretende também actuar como editor de jogos e criar títulos com marca N-Gage.



De formato ergonómico, a futura rival da GameBoy Advance SP da japonesa Nintendo apresenta um ecrã a cores de grande dimensão com luz de fundo e pesa cerca de 140 gramas. Os tempos de autonomia variam conforme a utilização escolhida, quando para os jogos se situam entre as três a seis horas e para a voz, entre as duas e as quatro horas de conversação.



Notícias Relacionadas:

2003-02-05 - Nintendo com objectivos ambiciosos para GameBoy Advance SP