A Nokia e a Yahoo anunciaram hoje uma parceria que vai garantir a integração entre os serviços de mapas, navegação, email e chat das duas empresas.

Assim, a Yahoo passa a contar com os mapas e sistemas de navegação Ovi, da Nokia, que serão integrados nos serviços de geolocalização da empresa de pesquisas online - juntamente com a designação "powered by Ovi". A colaboração faz da Nokia a fornecedora exclusiva da Yahoo no que respeita a este tipo de serviços.

Em troca, a Yahoo passa a ser a fornecedora da tecnologia de suporte aos serviços de email e troca de mensagens electrónicas utilizados nos telefones da Nokia. Ovi Mail e Ovi Chat ganham também um novo cognome: "powered by Yahoo".

As tecnológicas planeiam ainda, para uma fase posterior, a sincronização entre as credenciais dos utilizadores nos serviços de uma e outra empresa, permitindo a autenticação nos serviços de email e chat de ambas com a mesma identificação.

O CEO da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo, justifica o novo acordo com a necessidade de proporcionar a melhor experiência de utilização aos clientes, tanto online como através dos dispositivos móveis.

Já a directora executiva da Yahoo realça que a parceria - que aprofunda uma colaboração de 5 anos entre as companhias - vai permitir à empresa garantir o reforço dos seus serviços de mapas e sistemas de navegação, através do esforço contínuo da Nokia nesta área, deixando mais espaço à Yahoo para se focar nas suas áreas principais de negócio.

As ofertas de marca partilhada das empresas deverão começar a ficar disponíveis a partir da segunda metade de 2010, esperando-se que estejam globalmente disponíveis em 2011, avançam em comunicado.