O Nokia PureView 808 vai começar a ser vendido nos primeiros mercados ainda este mês. A confirmação chegou da parte da Nokia, por via de um comunicado enviado hoje. A marca afirma que vai dar início à comercialização dos equipamentos em maio, "em mercados selecionados".

A data vem ao encontro do prometido em fevereiro, quando o smartphone foi apresentado no Mobile World Congress, em Barcelona, onde conquistou o prémio para Melhor Equipamento Móvel. Já na altura, a empresa apontava para este mês a chegada ao mercado europeu. Agora veio confirmar as intenções.

A entrada em loja do telefone é aguardada com alguma expectativa, nomeadamente devido a características como a câmara de 41 megapixéis e uma lente Carl Zeiss - o que lhe valeu também a distinção para melhor inovação ao nível da imagem, em 2012, por parte Technical Image Press Association (TIPA).

De acordo com as informações disponíveis à data, espera-se que o PureView 808 seja comercializado por um valor a rondar os 450 euros, estando para já confirmada a chegada em maio a mercados como a Rússia e a Índia, especificamente mencionados no comunicado de imprensa.

O equipamento promete introduzir uma nova abordagem ao nível da captura de imagem, que assegura, por exemplo, a capacidade de fazer zoom sem perdas de luminosidade a resoluções standard (2/3, 5 e 8 megapixéis). Permite também fotografar, fazer zoom, cortar e redimensionar imagens com uma resolução até 38 megapixéis.

A marca garante ainda que a captura de vídeos se faz em Full HD (1080p), com zoom até 4x sem perdas de qualidade e com um som com "níveis de qualidade semelhantes aos de um CD, até à data apenas possíveis com microfones externos".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes