As vendas de smartphones no terceiro trimestre do ano aumentaram, mas a um ritmo mais baixo que o habitual. Mesmo assim foi o suficiente para provocar algumas mudanças. A Nokia mantém-se na liderança mas perdeu quota de mercado e controlava no fim de Outubro 42,4 por cento do mercado, menos 3,1 por cento que no mesmo período do ano passado.

A Apple, com o seu iPhone, foi a estrela do trimestre. Fechou o terceiro trimestre do ano com um crescimento nas vendas de 327,5 por cento, face ao mesmo período do ano passado. Em Outubro de 2007, a empresa de Steve Jobs tinha 3,4 por cento do mercado, quando na mesma altura deste ano acumulava uma quota de 12,9 por cento.

Antes da Apple, há contudo outra presença na tabela, a RIM, que ocupa o segundo lugar de vendas com uma quota de 15,9 por cento que resulta de um crescimento de 81,7 por cento.

A HTC e a Sharp ocupam a quarta e quinta posição no ranking, levando os smartphones equipados com Windows Mobile para longe dos lugares cimeiros da tabela.

Em termos globais o mercado de smartphones cresceu 11,5 por cento entre Julho e Setembro deste ano, apurou o Gartner Group.

Nota de Redacção: Os números a que se refere a notícia são globais e têm por base a análise que o Gartner Group faz trimestralmente ao mercado mundial de smartphones. Para redigir o texto foram consultadas várias fontes, onde eram citadas declarações de responsáveis da consultora comentando os números, mas a informação original e completa pode ser vista aqui.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.