A Nokia apresentou queixa contra a Apple nos tribunais do Reino Unido, Alemanha e Holanda por considerar que alguns dos produtos da fabricante da maçã - como o iPod Touch, o iPhone e o iPad - violam 13 patentes registadas por si.
A número um dos telemóveis explica num comunicado enviado à imprensa que nenhuma das patentes em questão foi declarada essencial para qualquer standard de comunicação sem fios, logo podem ser utilizadas de forma exclusiva, sem a obrigação de conceder licenças.
"Nas invenções da Nokia protegidas por estas patentes incluem-se várias que permitem criar experiências de utilização atractivas, como arrastar o dedo sobre um ecrã táctil para navegar entre conteúdos", refere Paul Melin, vice-presidente para a área de propriedade intelectual da empresa finlandesa.
O responsável afirmou que estas tecnologias, entre as quais está também a integração no próprio telefone de uma loja de aplicações, foram registadas com mais de dez anos de diferença face ao lançamento do primeiro modelo do iPhone.
As queixas agora apresentadas são mais um passo na "guerra das patentes" mantida há meses entre as duas empresas, cujo episódio mais recente tinha resultado numa vitória para a fabricante finlandesa.
As queixas agora apresentadas são mais um passo na "guerra das patentes" mantida há meses entre as duas empresas, cujo episódio mais recente tinha resultado numa vitória para a fabricante finlandesa.
A Apple enfrenta actualmente a acusação da violação de um total de 37 patentes registadas pela Nokia, 13 contempladas nos processos divulgados esta quinta-feira e 24 nos processos que já decorriam nos Estados Unidos.
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
OmniTools: Uma caixa de ferramentas digitais sempre à mão -
Site do dia
EmuOS: A máquina do tempo que transforma o seu browser no Windows antigo (do 3.1 ao ME) -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários