A American Power Conversion (APC) anunciou ontem o início da comercialização da sua arquitectura PowerStruXure numa conferência de imprensa realizada num hotel de Lisboa. Esta solução permite cria uma infra-estrutura física de um data center baseada no modelo comercial de pay as you go, ou seja, que varia de acordo com as necessidades das empresas.



Lançado em 25 de Fevereiro nos Estados Unidos, o PowerStruXure visa dar resposta a um dos principais problemas com que os data centers têm que se confrontar: a possibilidade de, independentemente da sua dimensão, adaptar de forma ágil e eficaz as suas infra-estruturas a diferentes níveis de procura, de modo a que possam optimizar recursos e reduzir custos.



Para tal, permite que, quando necessário, seja adquirida e instalada capacidade adicional através de "blocos de construção, o que oferece uma redução do investimento inicial de capital necessário para executar os projectos dos data centers.



O comunicado oficial refere que o design baseado numa rack de servidores do PowerStruXure permite adquirir equipamento que se adeque às necessidades actuais do data center. Desta forma, o processo de adaptação do sistema a necessidades futuras torna-se rápido, simples e acessível.



Por outro lado, esta arquitectura pode dar em pouco tempo resposta a mudanças nas necessidades totais de poder, nos requisitos de voltagem, no tamanho e localização do data center e na densidade de poder da rack. Pode ainda ser integrado em data centers já existentes



Outra funcionalidade do PowerStruXure da APC é um controlador de informação que cria uma rede privada dentro do equipamento, o que permite que a informação no seio do sistema seja agregada numa localização central. Os administradores de data centers podem assim gerir toda a infra-estrutura a partir de um único interface baseado na Web.



O PoweStruXure está disponível inicialmente em três modelos abrangendo desde uma pequena sala de computadores até uma grande empresa ou data center de um fornecedor de serviço Internet ou de alojamento de sites. A primeira solução ocupa menos de 50 metros quadrados, sendo indicada para data rooms e wiring closets. A segunda abrange um espaço entre 50 e 500 metros quadrados, destinando-se a data centers de média e grande dimensão, ao passo que o último modelo corresponde a mais de 500 metros quadrados e dirige-se a grandes data centers.


Notícias Relacionadas:

2002-04-29 - APC lança carregador de telemóveis para portas USB de PCs portáteis

2001-10-03 - Jazztel inaugura datacenter para mercado empresarial

2001-04-17 - APC lança novos modelos na linha Back-UPS ES

2000-10-23 - PT Prime e IBM criam Data Centers para Internet