A pensar numa das ameaças que mais transtornos causa aos utilizadores, a Panda Software lançou uma nova ferramenta de protecção anti-spyware. O PQRemover Special Top Spyware é uma aplicação gratuita que detecta e remove "os 20 exemplares de spyware mais perigosos actualmente e circulação", assim como as suas variantes, assegura a empresa de segurança informática.



A actualização da ferramenta é mensal e é efectuada se acordo com os dados recolhidos através da solução anti-malware Panda ActiveScan.



O spyware tem como objectivo a recolha de informações acerca dos hábitos de navegação online dos utilizadores. Por ser "uma invasão da privacidade" e "uma praga da Internet", diz Paulo Silva, director técnico da Panda em Portugal, que afirma que é necessário erradicar as ameaças.



De acordo com os dados do IT Observer, 90 por cento dos computadores estão infectados por este tipo de código malicioso que tem como motivação os elevados lucros financeiros gerados pela venda de dados recolhidos ou do envio de spam.


Época natalícia atrai ataques informáticos


O consumismo habitual da época festiva que se aproxima é aproveitada pelos hackers para lançar novas ameaças na Internet. O objectivo é roubar informações pessoais, nomeadamente, dados bancários e outras passwords que dêem acesso a contas privadas.



Entre as diversas vulnerabilidade detectadas recentemente, destacam-se duas que afectam o Microsoft Word e o Windows Media Player. Ambas permitem que programas mal intencionados sejam executados em computadores pessoais, o que poderá levar ao furto de informações confidenciais.



Tal como o TeK noticiou ontem, a falha do Word afecta as edições 2000, 2002, 2003 para PC e 2004 e a versão X para Mac, para além de outros programas como o Microsoft Word Viewer 2003 e o Microsoft Works 2004, 2005, e 2006.



A vulnerabilidade do Windows Media Player permite a execução de um código arbitrário sob "determinadas circunstâncias e por meio de um ficheiro ASX especialmente criado", adverte a Panda.



As empresas de segurança informática alertam os utilizadores para que efectuem as actualizações das soluções de protecção regularmente de forma a evitar inconvenientes.

Notícias Relacionadas:

2006-11-27 - Ataques de phishing aumentam durante época de Natal

2006-11-20 - Consumidores podem atrasar compras de Natal online

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.