A gama de televisores inteligentes da Samsung para o ano de 2014 vai poder ser controlada apenas com os gestos reproduzidos através de um dedo. A fabricante asiática dá mais um passo no objetivo de cada vez menos os utilizadores estarem dependentes de um telecomando para executar ações nos equipamentos.

"Usabilidade melhorada". É desta forma que a Samsung resume as novidades que os seus televisores vão receber e que vão ser demonstradas já no próximo mê durante a CES.

A maior de todas é possivelmente a possibilidade de controlar algumas funcionalidades à distância e com um dedo. Por exemplo, basta apontar o indicador e movê-lo na direcção desejada para avançar ou retroceder entre elementos do menu. Mude de canal ou reduza o volume da televisão só com o dedo. Será ainda possível parar a reprodução de conteúdos ao desenhar uma roda no sentido oposto aos ponteiros do relógio.

Além dos gestos a Samsung também melhorou o reconhecimento de voz, sobretudo nas funções que o utilizador executa mais vezes, como mudar de canal. Agora basta dizer o número do mesmo. Em comunicado a tecnológica diz ainda que os controlos das TV por voz vão ser suportados em mais 12 países, o que aumenta o número total para 23 mercados onde a tecnologia funciona.

As primeiras novidades relativas à maior feira de tecnologia de consumo estão para já todas relacionadas com o segmento das televisões. Também a Samsung, mas depois da LG o ter feito, revelou que vai levar até Las Vegas um televisor Ultra HD, curvo, com um tamanho de 105 polegadas e um aspeto de 21:9.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico