A Intel vai colocar no mercado, a partir de 4 de Janeiro, uma nova geração de processadores Atom, que segundo a fabricante, estão cada vez mais pequenos e mais eficientes energeticamente.

Nos netbooks os novos Atom N450 vão oferecer um consumo energético 20 por cento abaixo da geração anterior, estando 60 por cento mais pequenos.

Destinados ao segmento de entrada dos computadores de secretária, os Atom D510 e D410 melhoraram a eficiência energética em 50 por cento, registando uma redução de 70 por cento no tamanho da embalagem.

"A arquitectura Atom de próxima geração foi propositadamente construída para permitir uma menor energia e uma maior flexibilidade de formato", refere a fabricante.

Os novos processadores Atom incluem funcionalidades gráficas integradas, assim como controlo de memória, eliminando a necessidade de um terceiro chip, que constituia tradicionalmente o chipset da motherboard.

Segundo a Intel, os primeiros sistemas equipados com os novos processadores vão chegar ao mercado na primeira semana de Janeiro. Acer, Dell, Toshiba, Lenovo estão entre as fabricantes que incluíram a nova geração Atom nos seus computadores.