A Microsoft registou uma patente relacionada com a realidade aumentada e virtual de um acessório dedicado a funcionalidades tácteis, como uma nova forma de feedback aos utilizadores. O dispositivo chama-se “electrostatic side clutch” e está ilustrado como um acessório para o braço equipado com motores hápticos. O objetivo é permitir aos utilizadores ter sensações de peso, resistência e inércia durante a interação com os objetos que está a manipular no mundo virtual.
Na maioria das soluções das agora chamadas “realidades mistas”, ou seja, virtual ou aumentada, os utilizadores apenas têm um contacto lúdico através dos sentidos visuais e auditivos. Mas com o novo sistema é possível adicionar feedback táctil, criando uma maior imersão e realismo na manipulação dos objetos.
Mais que um simples “gimmick”, a tecnologia pode elevar as regras nos videojogos a um novo patamar, dando o exemplo de um título de basquetebol como o NBA 2K18. Além da sensação dos lançamentos da bola ao cesto, o dispositivo poderá ser configurado para detectar faltas de contacto com os adversários virtuais.
Além do acessório para o braço, o projeto inclui uma luva e diversos elétrodos espalhados pelo corpo, para deteção de diferentes partes do corpo, como os braços, pernas e mãos. É necessário agora passar da patente para o protótipo para mostrar o potencial destes novos acessórios de realidade virtual.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários