Ao contrário das intenções adiantadas inicialmente, a lista definitiva de colocação de professores, divulgada ontem à tarde pelo Ministério da Educação, foi conseguida com recurso a uma solução informática, desenvolvida por um consultor da empresa de reengenharia de software ATX.



Luís Andrade foi, ao que o Tek apurou, o responsável pela equipa ATX que desenvolveu para o ME, no tempo recorde de uma semana, um novo algoritmo e implementação para o processo de colocação. Esta acabou por reduzir o tempo do cálculo do sistema actualmente existente para cerca de 30 minutos.



Sem adiantar muitos pormenores, Maria do Carmo Seabra, Ministra da Educação, referia ontem à noite, em conferência de imprensa, que a colocação acabou por resultar do "esforço conjunto entre duas equipas", a liderada por Luís Andrade e a equipa informática interna do ME, que ia ajudando a testar as soluções encontradas e os resultados obtidos.



A Microsoft e a HP disponibilizaram e instalaram o hardware envolvido no processo, informa por sua vez a ATX em comunicado a partir do seu site.



Com a divulgação da lista definitiva começou a funcionar a comissão de inquérito entretanto criada pelo Governo para o apuramento de responsabilidades sobre os erros e atrasos em todo o processo de colocações de professores.



Um magistrado indicado pelo Conselho Superior de Magistratura, um inspector da Inspecção-Geral das Educação (IGE) e outro da Inspecção-Geral das Finanças (IGF) irão analisar a veracidade das informações que foram sendo prestadas, bem como a prática de eventuais factos ilícitos, tendo 45 dias para apresentar resultados, segundo explicou a Ministra.



Notícias Relacionadas:

2004-09-28 - Listas de professores já publicada na Internet

2004-09-23 - Compta nega responsabilidade exclusiva pelos problemas nas listas de professores


2004-09-22 - Ministra da Educação desiste de sistema informático para colocação de professores


2004-09-21 - Questões informáticas que bloqueiam a emissão das listas de professores ainda sem solução