A Xerox anunciou ter desenvolvido uma tinta a partir da qual é possível imprimir circuitos electrónicos em diversos materiais, nomeadamente em plástico e em tecido.

A tecnologia desenvolvida pela fabricante recorre a uma tinta de prata que pode ser usada para desenhar circuitos. Funciona em superficies como o plástico, que anteriormente não se mostraram resistentes às altas temperaturas da prata liquída, isto porque, segundo a Xerox, a nova tinta funciona a temperaturas mais baixas.

"Encontrámos uma solução que permitirá, por exemplo, fabricar tecidos electrónicos", refere a fabricante, garantindo que o sistema possibilitará este tipo de impressões a baixo custo.

Uma das vantagens da tecnologia é que não necessitará dos ambientes super-limpos e das salas brancas exigidas na produção de circuitos de silicio.

A impressão de etiquetas de radiofrequência ou um dispensador de medicamentos que controle os horários de medicação do paciente estão entre as possíveis aplicações para a nova tinta da Xerox.

A solução está actualmente a ser testada por terceiros não tendo sido ainda avançada uma data para a sua comercialização.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.