
A Xerox anunciou ter desenvolvido uma tinta a partir da qual é possível imprimir circuitos electrónicos em diversos materiais, nomeadamente em plástico e em tecido.
A tecnologia desenvolvida pela fabricante recorre a uma tinta de prata que pode ser usada para desenhar circuitos. Funciona em superficies como o plástico, que anteriormente não se mostraram resistentes às altas temperaturas da prata liquída, isto porque, segundo a Xerox, a nova tinta funciona a temperaturas mais baixas.
"Encontrámos uma solução que permitirá, por exemplo, fabricar tecidos electrónicos", refere a fabricante, garantindo que o sistema possibilitará este tipo de impressões a baixo custo.
Uma das vantagens da tecnologia é que não necessitará dos ambientes super-limpos e das salas brancas exigidas na produção de circuitos de silicio.
A impressão de etiquetas de radiofrequência ou um dispensador de medicamentos que controle os horários de medicação do paciente estão entre as possíveis aplicações para a nova tinta da Xerox.
A solução está actualmente a ser testada por terceiros não tendo sido ainda avançada uma data para a sua comercialização.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários