A Priberam apresentou esta terça-feira o Flip 7, a mais recente versão a sua ferramenta de tratamento linguístico, sendo a primeira aplicação para Windows a conter as alterações do Acordo Ortográfico.

A nova versão inclui ferramentas para o português europeu e o português do Brasil e permite ao utilizador optar pela grafia segundo o novo acordo ortográfico - que deverá entrar em vigor em breve - ou pela grafia pré-acordo. "Na prática, o FLiP 7 inclui quatro conjuntos de ferramentas para o português: português europeu com e sem acordo e português do Brasil com e sem acordo", referiu Carlos Amaral, administrador da Priberam durante a apresentação do produto.

Embora esteja agora a ser lançado no mercado, o Flip 7 está a ser testado desde o início do ano em alguns locais, como é o caso da Imprensa Nacional Casa da Moeda.

O pacote de licença unitária já está disponível para venda na Fnac e no El Corte Inglês e nos sites Sector Zero e da Wook, com um preço recomendado de 58,30 euros mais IVA. Esta licença pode ser instalada em três computadores para utilização doméstica.

A versão de actualização para quem possui o Flip 5 e Flip 6 tem um preço recomendado de 40,81 euros mais IVA e só pode ser adquirida através da Internet.

A ferramenta pode ser instalada no Word, convertendo qualquer texto para o Acordo Ortográfico. Todas as alterações são sinalizadas para que se possam aceitar, ou não, as novas palavras. "Numa fase de transição é importante para as pessoas perceberem o que muda", salientou Carlos Amaral.

Pode igualmente escolher-se escrever textos mediante as regras do Acordo Ortográfico, seleccionando uma opção que altera automaticamente as palavras.

Além das novidades relativas ao acordo ortográfico, foram feitas várias melhorias nos motores dos correctores ortográficos e sintácticos, permitindo a detecção e correcção de novos tipos de erro.

Foram também incluídas novas palavras, quer nos léxicos gerais, quer nos dicionários temáticos e foi criado um novo dicionário de linguagem informal.

O editor de texto do Flip também apresenta várias melhorias, entre as quais a compatibilidade com o formato docx da Microsoft.