Foi ontem disponibilizada no site da Caixa Mágica a versão beta do Caixa Mágica Desktop 10, a distribuição de Linux portuguesa para utilizadores finais que conta também com uma edição servidor para Pequenas e Médias Empresas. Depois dos testes a versão final deverá estar publicada em Fevereiro, chegando às lojas através de uma parceria com a Porto Editora.

A nova beta estava inicialmente prevista para final de Novembro, tendo sido depois adiada para o início de Dezembro, tendo sido finalmente disponibilizada no penúltimo dia do ano. Entre as novidades incluídas na nova edição contam-se uma instalação de pacotes facilitada, o redimensionamento de partições NTFS logo na instalação, o suporte a redes Wireless e comunicação Bluetooth, suporte a discos SATA e melhor suporte a hardware.

Actualmente na versão 8.1, o Caixa Mágica Desktop está instalada em mais de 14 mil computadores das escolas secundárias portuguesas nas Salas TIC, em dual mode com o sistema Windows. A Caixa Mágica fechou também em Outubro um acordo com a Porto Editora para a distribuição do pacote de software através da rede daquela editora.

O lançamento desta versão beta permite o alargamento dos testes técnicos a uma base de maior dimensão, mas os responsáveis avisam que por se tratar de uma versão não final a sua instalação deve ser rodeada de cuidados redobrados e não deve ser realizada em máquinas com dados críticos.

O download da nova versão beta pode ser feito em http://www.caixamagica.pt/pag/b_down00.php e os utilizadores que encontrarem erros podem reportá-los através de um form criado no site.

Para Abril está previsto o lançamento do Caixa Mágica Servidor 10, que substituirá a actual versão servidor do sistema operativo.

Notícias Relacionadas:
2004-04-19 - Caixa Mágica 8.1 confirmado para integrar computadores nas novas Salas TIC
2004-03-15 - Ministério da Educação inaugura primeira sala de TIC e assina protocolos com várias entidades

2004-03-04 - Desktop Pro do Linux Caixa Mágica distribuído em parceria com a Porto Editora
2003-10-24 - Infopor2003/Expotelecom - Caixa Mágica "artilhada" para pequenas e médias empresas