A Microsoft aproveitou a MacWorld para apresentar mais alguns detalhes sobre o Office 2011 para Mac, que será lançado ainda este ano. A principal novidade do produto já era conhecida e trata-se de uma versão do Outlook, que pela primeira vez (desde o lançamento do MAC SO X) integrará a suite, pondo fim ao ciclo de vida do Entourage, que assegurava nas versões anteriores a componente de correio electrónico, mas com grandes limitações no acesso ao Exchange. A esta novidade (que dará a clientes empresariais acesso a funcionalidades como o calendário ou a agenda de contactos) a Microsoft juntou outra. Será possível a partir do novo serviço de correio importar ficheiros .PST do Outlook para Windows.



A interface de utilizador do Office também será renovada, bem como a compatibilidade multiplataforma. "O novo design é uma evolução da Elements Gallery do Office 2008 e utiliza o menu Mac clássico e a Barra de Ferramentas Padrão", numa combinação que visa facilitar a localização e descoberta de novos comandos e dos que mais frequentemente são usados.



Nesta área, destaque ainda para as novas ferramentas de co-autoria, que permitem trabalhar em qualquer uma das ferramentas do pacote de produtividade a partir de diferentes localizações e manter um registo da equipa, através da funcionalidade Presence Everywhere, "que fornece actualizações de estado em tempo real, permitindo saber quem está a trabalhar no documento directamente na aplicação", explica a empresa em comunicado.



A nova versão da suite de produtividade também disponibiliza uma ligação ao Microsoft Office Web Apps, ainda em beta, que facilita o acesso e a partilha de documentos do Office, aproximando a experiência de utilização daquela que já é habitual na versão para PC. A funcionalidade vai permitir armazenar documentos na conta Windows Live ID.



Os utilizadores de sistemas Mac terminam a semana com mais uma novidade, neste caso do universo Google, que actualizou o Chrome na versão para sistemas da empresa da maça.



O upgrade vai adicionar um conjunto de funcionalidades que, primeiro só ficaram disponíveis para Windows e Linux, e desde Janeiro já tinham versão para Mac mas apenas para programadores, como o suporte para extensões.



A versão inclui ainda sincronização para favoritos, melhorias ao nível da gestão para favoritos e uma barra de tarefas para gerir os separadores do browser.



O Office 2011 para Mac será lançado no final do ano. A actualização do Chrome chega aos PCs com o browser instalado por via automática, mas também ser descarregado manualmente.