Os serviços de jogos disponibilizados online irão sentir nos próximos anos um grande impulso decorrente da crescente ligação de consolas de vídeo domésticas e terminais portáteis à Internet, diz a In-Stat num relatório ontem divulgado. A empresa de3 estudos de mercado especializada na área da tecnologia estima que até 2009 existam mais de 30 milhões de assinantes de serviços online que se ligam através destes dispositivos de jogos, o que aumentará significativamente as receitas neste mercado.



De acordo com os dados da In-Stat, existem actualmente 3,4 milhões de assinantes de jogos online para consolas e dispositivos portáteis de jogos, como a PSP da Sony e a Nintendo DS. Com a crescente promoção de serviços pagos e gratuitos da Microsoft e da Sony a apetência pela ligação a jogos na Internet aumentará exponencialmente, sobretudo com a entrada da PlayStation 3 no mercado.



Sem dados sobre se a Sony irá oferecer acesso a serviços online gratuitos ou se optará por serviços pagos, a In-Stat mantém a mesma convicção sobre o impacto da comercialização desta consola nos jogos online dada a grande base de utilizadores esperada. Recorde-se que a Sony acredita que um serviço pago é uma grande barreira aos jogos de consola online e que usa o acesso gratuito como forma de fidelizar os clientes.




A comercialização da Xbox 360 deverá também garantir um impulso ao serviço Xbox Live da Microsoft para o qual se espera um crescimento anual acima dos 50 por cento entre 2004 e 2009. Já a Nintendo reservou a sua estratégia online para as consolas portáteis com a criação de uma rede Wi-Fi no Japão, América do Norte e a Europa, oferecendo serviços grátis para a DS.

Notícias Relacionadas:

2005-06-08 - Nintendo vai criar rede de hotspots gratuitos para clientes da DS

2004-07-19 - Serviço Xbox Live atinge 1 milhão de utilizadores