A Novell disponibilizou recentemente a versão 1.0 de uma nova plataforma open source, denominada projecto Mono, a partir da qual a comunidade de programadores poderá desenvolver aplicações em Microsoft .Net, para outros sistemas operativos.
O objectivo da iniciativa, inserida num projecto que arrancou em 2001 é o de facilitar o desenvolvimento de uma infra-estrutura comum de linguagem, explica a Novell no site do projecto. A versão 1.0 foi desenhada para .NET Framework Version 1.1 e está disponível de forma gratuita para download.
Para já, a Mono 1.0 está disponível em versão beta mas permite o desenvolvimento de web services ou aplicações baseadas em servidor que podem ser desenvolvidas para sistemas Linux, Novell NetWare, Mac e Windows.
No site, a Novell responde a uma série de potenciais questões sobre o Mono (que se insere no projecto GNOME que tem como objectivo desenvolver um desktop completo para Linux) e não esconde a intenção de vir a comercializar os seus resultados. A empresa diz ainda que conta com a colaboração de toda a comunidade open source para trabalhar no desenvolvimento de novas aplicações para sistemas abertos.
Embora o Mono tenha arrancado há três anos esta é a primeira plataforma de desenvolvimento resultante dos seus esforços de investigação. Até 2006 estão previstas mais três.
Notícias Relacionadas:
2003-08-05 - Novell compra empresa fabricante de desktops equipados com Linux
2001-07-09 - Ximian anuncia versão open-source da plataforma .NET para Linux
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários