A Novell disponibilizou recentemente a versão 1.0 de uma nova plataforma open source, denominada projecto Mono, a partir da qual a comunidade de programadores poderá desenvolver aplicações em Microsoft .Net, para outros sistemas operativos.



O objectivo da iniciativa, inserida num projecto que arrancou em 2001 é o de facilitar o desenvolvimento de uma infra-estrutura comum de linguagem, explica a Novell no site do projecto. A versão 1.0 foi desenhada para .NET Framework Version 1.1 e está disponível de forma gratuita para download.



Para já, a Mono 1.0 está disponível em versão beta mas permite o desenvolvimento de web services ou aplicações baseadas em servidor que podem ser desenvolvidas para sistemas Linux, Novell NetWare, Mac e Windows.



No site, a Novell responde a uma série de potenciais questões sobre o Mono (que se insere no projecto GNOME que tem como objectivo desenvolver um desktop completo para Linux) e não esconde a intenção de vir a comercializar os seus resultados. A empresa diz ainda que conta com a colaboração de toda a comunidade open source para trabalhar no desenvolvimento de novas aplicações para sistemas abertos.



Embora o Mono tenha arrancado há três anos esta é a primeira plataforma de desenvolvimento resultante dos seus esforços de investigação. Até 2006 estão previstas mais três.



Notícias Relacionadas:

2003-08-05 - Novell compra empresa fabricante de desktops equipados com Linux

2001-07-09 - Ximian anuncia versão open-source da plataforma .NET para Linux

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.