Já está disponível para download a versão 10.2 do sistema operativo de código aberto openSUSE. Esta edição inclui diversas aplicações e funções seguras baseadas nos sistemas de licenciamento livre.



O openSUSE 10.2 inclui acima de 1,5 mil pacotes de software com as últimas novidades open-source, onde estão presentes os interfaces KDE e GNOME, redesenhadas para o software Wink, garante a Novell em comunicado.



Os apreciadores de Linux podem contar com a suite OpenOffice, o browser Firefox 2.0, o motor de busca Beagle, o serviço de mensagens instantâneas GAIM, entre outras ferramentas e possibilidades de navegação.



Desenvolvido pelo projecto openSUSE, promovido pela Novell, este produto está maioritariamente direccionado para o utilizador final e não para os ambientes empresariais. Mesmo assim, o sistema proporciona "aos fornecedores das empresas um excelente exemplo de tecnologias como a virtualização com Xen, a suite de produtividade OpenOffice" e o ambiente de desenvolvimento em código aberto, afirma a empresa.



Tal como já foi referido, o download do OpenSUSE 1.02 é gratuito. A edição de retalho está disponível durante esta semana no site da empresa e em alguns dos pontos habituais de distribuição.

Notícias Relacionadas:

2006-11-08 - Acordo com Novell custa mais de 300 milhões de dólares à Microsoft

2006-09-26 - Novell apresenta versão 10 do SUSE Linux Enterprise