A Novell anunciou a sua participação no OpenCourseWare Consortium, uma iniciativa na qual marcam presença mais de uma centena de instituições de ensino superior e universitário que promovem a criação de conteúdos educativos e o intercâmbio de recursos de forma aberta e global.



Com a sua entrada no grupo, a fabricante junta-se a instituições como MIT, Harvard Law School e outras entidades com renome no panorama educativo mundial que juntas promovem a "publicação digital aberta e gratuita de materiais educativos de elevada qualidade, organizados como cursos", esclarece John Dehlin, director do consórcio.



Como empresa a actuar no segmento open-source, a Novell deverá "servir como modelo para que mais empresas com carácter comercial possam partilhar o seu conhecimento" no ensino, diz o mesmo responsável.



Entre os objectivos deste grupo destaca-se a vontade de tornar prática comum a adopção e adaptação de produtos educativos de modelo aberto em todo o mundo. O apoio ao desenvolvimento de projectos "opensourceware" e a sua sustentabilidade a longo prazo são mais algumas das preocupações do OpenCourseWare Consortium.



A Novell irá dar o seu contributo através com uma dezena de cursos iniciais no âmbito dos termos da sua parceria no Consórcio. Estes módulos variam entre cursos de objectivos gerais em Linux e outros mais especializados focados na migração para as plataformas Linux e Open Enterprise Server da Novell.



De acordo com informações da empresa, no âmbito da sua intervenção, a Novell lançou o programa Novell Certified Linux Desktop Administrator 10, uma certificação que pretende validar "as competências dos premiados pela indústria". Em nota à imprensa a fabricante refere que esta certificação oferece aos clientes "o conhecimento necessário para maximizarem o valor dos desktops Linux no seu ambiente".



Notícias Relacionadas:

2001-04-05 - MIT publica online materiais de curso

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.