Na próxima sexta feira chega às lojas o Novell Linux Desktop 9, um novo sistema operativo da Novell baseado em Linux que combina algumas das funcionalidades adquiridas da SuSE Linux e Ximian. A Novell reentra assim numa guerra pelo domínio do desktop de onde tinha saído há alguns anos, apresentando uma visão que designa como “pragmática” de substituição pontual dos sistemas Windows por software open source de baixo custo.

O sistema estará à venda através dos parceiros da Novell e o preço recomendado é de 50 dólares, o que corresponde a cerca de 39 euros à taxa de conversão de hoje. A empresa disponibiliza ainda o serviço de suporte, destinado ao software proprietário e open source da empresa, que é pago à parte.

Em comunicado, Jack Messman, presidente e CEO da Novell, explica que o mercado tem vindo a pedir uma solução para o desktop baseada em Linux e garante que a empresa está focada nos computadores empresariais, onde o seu novo sistema poderá garantir maiores benefícios. “O Novell Linux Desktop não pretende a substituição total dos sistemas Windows”, justifica, mas as empresas devem identificar onde e quando o desktop com sistema open source pode ser uma alternativa viável e de baixo custo.

O software tem vindo a ser testado em vários tipos de empresas, incluindo em operadores de call centers, sendo ainda apontado pela Novell como ideal para quiosques de informação ou estações de trabalho temporárias. Segundo o comunicado, o Desktop Linux tem recebido igualmente boa aceitação da parte de empresas que querem substituir estações de trabalho Unix.

Para além do sistema operativo, o Novell Linux Desktop 9 integra aplicações de produtividade, evitando a compra de outros pacotes aplicacionais a instalar sobre o sistema. O pacote de Office é o OpenOffice.org, o browser é o Mozilla Firefox e o software de colaboração o Novell Evolution, que integra email, calendário e gestão de contactos e tarefas. Do pacote faz ainda parte o Novell ZENworks Linux Management, que permite aos administradores de sistemas instalar, configurar e gerir remotamente os desktops Linux,

Notícias Relacionadas:
2004-03-23 - Novell melhora integração entre desktops e servidores Linux

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.