Foi identificado um novo adware criado para promover aplicações de segurança de origem duvidosa, a que utilizador pode ter acesso através da visita a um site que permite comprar e fazer o download dos supostas aplicações. A grande novidade é que o código utiliza técnicas rootkit para se dissimular e dificultar a detecção pelos sistemas de segurança, reporta o Panda Labs que identificou o problema.



Quando descarregado o VideoCach analisa os computadores e detectam geralmente cookies inofensivos que classificam como malware ou erros pouco importantes. Em algumas situações as mensagens de perigo que acompanham os resultados da análise solicitam o pagamento de uma quantia para resolver as ameaças.



Para os laboratórios da empresa de segurança é também duvidosa a constante alteração das páginas web de acesso aos produtos de segurança promovidos pelo VideoCach.



"Não comentando a eficiência destas aplicações de segurança, o verdadeiro problema é o modo como são promovidas, utilizando códigos maliciosos como o VideoCach e assustando os utilizadores com relatórios de infecções inexistentes", refere Rui Lopes, director do departamento de consultoria da Panda Software Portugal:



A empresa alerta para o facto de muitas vezes nos esquemas deste tipo quem faz a promoção dos produtos receber determinada percentagem sobre as vendas, apostando por isso numa maximização dos lucros através da promoção de várias soluções, sem grande critério.



Notícias Relacionadas:

2007-03-13 - Versão beta do Panda Antivirus+Firewall 2007 já está online

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.