Resíduos eléctricos e electrónicos, pilhas e acumuladores passam a contar, a partir desta semana, com um "centro de educação ambiental" especializado na sua gestão, onde é possível ficar a conhecer as várias fases do processo de recolha e transformação dos resíduos.

O Centro de Educação Ambiental, que se encontra instalado em Cascais e ocupa 500 m2, é inaugurado esta quinta-feira, 17 de Março. O espaço, onde são simulados, por exemplo, os centros de recepção e amostras dos materiais que resultam do processo de reciclagem, fica então acessível a qualquer interessado. As visitas são gratuitas e poderão ser agendadas por telefone ou email.

"Despertar a consciência das crianças e dos jovens para a importância dos FREE e RP&A", e "associar a responsabilidade ambiental às preocupações dos cidadãos (…) e aumentar os índices de recolha [destes resíduos] " são alguns dos objectivos, mencionados numa nota à imprensa.

A iniciativa é assinada pela ERP Portugal, parte de uma plataforma europeia (ERP) de recolha de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), que em Portugal tem a Electrolux, HP Portugal, Procter & Gamble e Sony Portugal como sócias fundadoras, estando operacional desde Abril de 2006.

Presente na Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia e Reino Unido, terá, desde a sua fundação em Dezembro de 2002, recolhido 1 milhão de toneladas de resíduos na Europa, segundo os números veiculados pela organização.

No novo espaço "inteiramente dedicado à formação e educação" é mostrado aos visitantes, "através de mecânicas lúdicas e pedagógicas", como funciona a reciclagem deste tipo de resíduos, recolhidos em mais de 1.450 pontos do país, afirma a organização.