O SAPO TEK já teve oportunidade de experimentar o novo computador portátil da Asus, o Zenbook 17 Fold OLED, onde se destaca o seu ecrã dobrável, à semelhança de smartphones como o Samsung Fold. Mas a Lenovo também tem na calha um sistema semelhante, o ThinkPad X1 Fold. O portátil pretende ser compacto e leve, mas sem comprometer a sua capacidade de produtividade, uma vez que consegue oferecer uma área de 17,3 polegadas, nos seus seis modos de utilização.
A fabricante diz que o seu mecanismo de dobradiça foi feito para ser duradouro, suportando mais de 30 mil ciclos de abertura e fecho. O ecrã é mesmo o seu maior “selling point”, não apenas por ser dobrável, estendendo-se pela área do teclado, como tem uma resolução de 2.5K, suporte a Dollby Vision, as validações profissionais de cor Pantone e 100% DCI-P3. O portátil pretende assim adaptar-se a diferentes ambientes de trabalho, seja em casa ou escritório, mas também durante viagens ou quando se encontra de férias.
Veja na galeria imagens oficiais do Zenbook 17 Fold OLED
O portátil pode dessa forma ser utilizado de forma convencional, com o ecrã disposto num formato de 90 graus, recorrendo ao seu teclado virtual. Ou simplesmente ocupar toda a área de imagem, permitindo assumir a forma de um tablet ou mesmo um segundo ecrã de apoio a outro computador, por exemplo. Ou pode dividir o ecrã em dois, num formato de 3:2 com resoluções de 1920x1280. Ao dobrar o ecrã em 180 graus para trás, pode transformá-lo num tablet compacto de 12,5 polegadas.
Caso não queira utilizar o ecrã como teclado virtual, pode encaixar o teclado físico, que encaixa sobre a parte inferior do display e conectado por Bluetooth, prometendo ser mais confortável a quem deseja sentir as teclas.
Além de ter sido criado para profissionais e criadores de conteúdos, o portátil oferece o melhor para consumir cinema e séries de televisão. O ecrã tem uma taxa de atualização de 60 Hz, suporta som Dolby Atmos projetado de quatro altifalantes criados em parceria com a Harman Kardon.
Veja na galeria imagens do portátil
A inteligência artificial alimenta diversas características do portátil, incluindo a deteção de presença do utilizador, ajuste automático do brilho de ecrã e temperatura de cor. A sua webcam também é inteligente e tem uma resolução de 5 MP.
No seu interior, o Zenbook 17 Fold é alimentado por um processador Intel Core de 12ª geração, gráficos Intel Iris Xe, 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno SSD PCIe. Quanto a conetividade, tem duas portas USB-C com suporte a Thunderbolt 4, os quais alimentam o portátil através de carregamento rápido.
O novo portátil da Asus chegou ao mercado com um preço de 3.999,99 euros. Para saber todos os detalhes do modelo consulte a análise do SAPO TEK.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários