Está a circular na Internet um novo esquema fraudulento, que visa instalar software malicioso no PC dos utilizadores que seguiram as coordenadas de um pretenso email de um advogado de Braga.



O email dá conta a quem o receber de um despacho favorável do tribunal e, supostamente, contém em anexo a dita decisão e um comprovativo de pagamento da conta de custas judiciais.



Se aceder em abrir os links contidos na mensagem, o utilizador é encaminhado para páginas comprometidas com uma suposta instalação do Flash Player, como descreve David Sopas, especialista em segurança.



De acordo com a mesma fonte, o malware em causa descarrega ficheiros da Internet, adiciona e modifica informação no registo do Windows e envia tráfego com informação confidencial do utilizador para um local na web controlado pelo autor do ataque. Também actua ao nível das definições de segurança do browser da Microsoft, quando é esta a opção usada pelo utilizador, modificando as suas definições, para além de desligar a Firewall do Windows.



O especialista, que afirma ter reportado o caso às autoridades, recomenda a quem possa ter instalado inadvertidamente este software malicioso que o remova do PC. Uma das ferramentas a que pode recorrer para o fazer é o Malwarebytes.



No email que esconde a tentativa de ataque e que o TeK também recebeu na sua caixa de correio, há um breve texto remetendo para os anexos e o contacto detalhado do suposto autor da mensagem.

[caption]email esquema fraudulento[/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.