A Priberam apresentou hoje o Flip 8, a nova versão do seu pacote de ferramentas linguísticas que inclui léxicos complementares para mais variedades de português e traz a integração com o dicionário Priberam e acesso a esta ferramenta, sem necessidade de ligação à Internet.

A empresa explicou que não fazia sentido que uma língua, com tantas variedades como o Português, contasse apenas com duas contempladas nos correctores ortográficos. Assim, os utilizadores passam a poder activar os léxicos complementares de Angola, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O esforço mereceu o "reconhecimento" por parte do Secretário Executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Domingos Simões Pereira, que marcou presença no lançamento. A Priberam espera ainda ser capaz de expandir o seu negócio nestes territórios, onde já conta com distribuidores em Angola, Macau e Moçambique.

Outra das novidades a destacar na nova edição é a compatibilidade com o OpenOffice, que o administrador da empresa, Carlos Amaral, diz vir responder aos, cada vez mais frequentes, pedidos dos utilizadores. O suporte já era garantido na versão do Flip para Mac - criada o ano passado - mas não se encontrava disponível em nenhuma das soluções para Windows.

A compatibilidade com várias plataformas é uma das preocupações da empresa, garantiu ao TeK, adiantando que as ferramentas para a língua portuguesa do Flip estão também já a ser utilizadas em algum do software da Protec, que é usado para edição de texto em publicações nacionais como o Record, que escreve de acordo com o novo acordo ortográfico com a "ajuda" do Flip, exemplificou.

Questionado a respeito de uma versão para Linux, o responsável adiantou que esse poderá ser um próximo passo, mas que ainda não foi desenvolvido trabalho na área, por se tratar de um mercado ainda pequeno. Acrescentou ainda que a própria versão para Mac representa um volume de vendas "pequeníssimo", tanto que esta já só se encontra disponível no canal online, por não se justificar a sua distribuição em lojas.

A 8ª versão do Flip, que chega 15 anos depois do seu primeiro lançamento, em 95, conta ainda com uma versão melhorada do conversor para o novo Acordo Ortográfico - introduzido em 2009, com o Flip 7, correcção ortográfica e sintáctica melhorada e "milhares" de novas palavras.

Quanto às palavras incluídas no dicionário Priberam, que passa a estar disponível offline com o Flip 8, a empresa diz estar a estudar uma solução para a questão das actualizações, que são um dos pilares da ferramenta online, sendo feitas diariamente. De acordo com Carlos Amaral, estas poderão, por hipótese, ser disponibilizadas com uma frequência mensal, para os utilizadores da versão do Priberam integrada no Flip.

A nova versão do Flip começa a ser vendida online a partir de amanhã, por 57,84 euros. Nas lojas pode ser adquirida a partir de Agosto. Os utilizadores das versões 5, 6 ou 7 do Flip poderão antes optar por fazer uma actualização para a edição 8, que custa 40,49 euros.