Menos de 24 horas após a disponibilização do iOS 5.1, a nova versão do sistema operativo da Apple para dispositivos móveis já tem jailbreak, embora com algumas limitações. Os créditos vão, mais uma vez, para a Dev-Team.



O código para "desbloquear" as proteções da plataforma é uma "versão tethered", ou seja obriga à ligação a um computador cada vez que seja necessário ligar os equipamentos, para correr o jailbreak.



Além disso, não funciona nos dispositivos com um processador A5, ou seja, deixa de fora o iPhone 4S e o iPad 2 - e consequentemente o "Novo iPad", dado a conhecer ontem ao final do dia.



Quem já tiver a nova versão do software da Apple instalada e quiser assegurar o jailbreak do dispositivo desde já pode dirigir-se ao blog da Dev-Team e descarregar o redsn0w 0.910b6.



Entretanto há quem defenda que as melhorias oferecidas pela nova versão do sistema operativo não justificam uma "correria" à atualização, e que os utilizadores não perdem nada se esperarem mais um pouco pela versão untethered do jailbreak (não necessita de ligação a um computador para jailbreak), que normalmente acaba por ser lançada.



Apresentado esta quarta-feira, o iOS 5.1 integra como novas funcionalidades um novo icon para a aplicação Câmara, que surge renovada no iPad; a possibilidade de apagar fotos a partir do PhotoStream e a versão em japonês do Siri, entre outras.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé