A Priberam apresenta hoje a nova versão do seu sistema de bases de dados jurídicas, o LegiX, com melhoramentos ao nível dos conteúdos, funcionalidades e interface. Entre as principais novidades conta-se a compatibilidade da plataforma com dispositivos móveis, como o iPhone, iPad e leitores de ebooks.

O acesso à ferramenta a partir do telemóvel já vinha sendo assegurado desde o início deste ano, mas apenas para clientes do OfficeBox que podiam contratar o serviço directamente à TMN. Para a edição agora apresentada, a empresa desenvolveu novas plataformas de acesso. Além de garantir a compatibilidade com os "principais browsers em Windows e Macintosh", criou uma aplicação específica para acesso a partir dos dispositivos móveis da Apple (iPhone/iPad), avançou.

[caption]iBooks[/caption]

As edições em formato ebook de centenas de códigos e diplomas asseguram a compatibilidade com o Kindle, iBooks (no iPad) e outros leitores dedicados.

Com mais de um milhão de documentos para consulta e um conjunto de funcionalidades integradas de gestão de conhecimento, a ferramenta, dedicada quem liga diariamente com a prática do Direito, foi alvo de um investimento "superior a meio milhão de euros ao longo dos últimos dois anos", revelaram os responsáveis pelo desenvolvimento.

Lançada pela primeira vez em 1991, a plataforma apresenta-se numa nova versão para upgrade, "com a introdução de novos conteúdos, uma interface ainda mais avançada, a possibilidade de acesso móvel através de smartphones e da edição de conteúdos no formato ebook", detalhou o administrador da Priberam, Carlos Amaral.

Acesso ao histórico das alterações dos diplomas legislativos, indexação automática de jurisprudência publicada na Internet (nomeadamente no site da DGSI), possibilidade de consultar o Boletim do Trabalho e Emprego e o alargamento da informação do Diário da República a toda a II série são as principais novidades anunciadas ao nível dos conteúdos.

[caption]screenshot da aplicação para iPhone[/caption]

No que diz respeito às funcionalidades, os utilizadores passam a poder contar com a possibilidade de gerar versões em PDF - a partir dos mais de 500 códigos incluídos no LegiX - das leis em vigor numa data específica.

O interface de utilização da nova versão passa, para além das sugestões de pesquisa e pré-visualização das hiperligações incluídas nos documentos, a incluir "toda a informação mais relevante sobre cada um dos documentos, mesmo num smartphone", avança a Priberam.

[caption]screenshot da aplicação para iPhone/iPad[/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.