A Apple anunciou esta quinta-feira que vai lançar um Mac Pro em 2019. A informação foi adiantada em primeira-mão ao portal tecnológico TechCrunch. O computador era esperado ainda durante este ano civil, mas a empresa de Cupertino nunca chegou a confirmar uma data oficial para o lançamento.

Tom Boger, vice-presidente do departamento de engenharia de hardware, comentou que esta informação serve para descansar os consumidores que estiverem reticentes em comprar um iMac durante os próximos meses, uma vez que este novo aparelho só chegará às lojas depois de 2018. A intenção estratégica por detrás deste comunicado estará também no estímulo ao consumo de potenciais clientes indecisos.

Apple confirma que está a trabalhar num novo Mac Pro, quatro anos depois do último
Apple confirma que está a trabalhar num novo Mac Pro, quatro anos depois do último
Ver artigo

O novo Mac Pro está a ser desenhado com base nas necessidades do público-alvo. O processo de desenvolvimento inclui uma equipa destacada para entender os objetivos reais daqueles que recorrem à máquina no seu dia-a-dia, materializando depois estes desejos em funcionalidades e especificações adequadas.

Em adição, foram criados grupos de trabalho com profissionais da indústria criativa a quem foram atribuídos projetos de edição e criação digital, como animações 3D, edição de músicas, vídeos e criação de efeitos visuais.

Os integrantes de cada grupo estavam ainda incumbidos de anotar qualquer limitação de hardware ou software que encontrassem à melhor concretização do seu trabalho. Os dados foram recolhidos pela Apple e aplicados no aperfeiçoamento deste novo computador.

O adiamento não deverá ser uma notícia que os profissionais recebam com agrado, uma vez que a última atualização feita ao Mac Pro aconteceu em 2013. Sabido é que o novo modelo vai apresentar-se com características modulares, o que indica que será possível substituir componentes, à semelhança do que acontece com os tradicionais PCs.