O Raspberry Pi Modelo A já está à venda na Europa desde ontem e tem um custo de 20 euros, ficando mais barato que o Modelo B que tornou-se popular um pouco por todo o mundo e vendeu mais de um milhão de unidades.

O corte no preço vem acompanhado por um corte nas especificações técnicas. Não existe uma ligação Ethernet, há apenas uma porta USB e a memória RAM do computador caiu para metade, sendo de 256MB no novo modelo. Por consequência o Raspberry Pi de 20 euros permite uma poupança energética de 30% relativamente ao modelo anterior.

O gasto de energia acaba por ser uma vantagem para todos os utilizadores que procuram desenvolver projetos na área energética e que tenham por base a energia solar ou baterias removíveis, como refere no site oficial a organização responsável pelo computador.

O corte na memória RAM não afeta o desempenho e o suporte da aplicação XBMC, pelo que quem quiser usar o Raspberry Pi como centro multimédia pode também optar pelo modelo mais recente.



[caption]Raspberry Pi Model A[/caption]

O corte no preço vem reforçar ainda mais o conceito original do mini-computador: iniciar os utilizadores na programação informática ou servir como ferramenta de desenvolvimento a projetos dos utilizadores já com know how. Destinado às escolas, e que recentemente contou com um apoio financeiro da Google, o novo modelo torna-se ainda mais acessível aos estabelecimentos de ensino.

As duas fabricantes parceiras da Raspberry Pi Foundation, a RS Components e a Premier Farnell/element14, têm algumas centenas de unidades em stock e que podem ser expedidas para Portugal.

Para já a disponibilidade do computador vai estar restrita à Europa, mas os utilizadores dos EUA devem ter acesso ao novo modelo do equipamento nas próximas semanas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.