O Raspberry Pi Modelo A já está à venda na Europa desde ontem e tem um custo de 20 euros, ficando mais barato que o Modelo B que tornou-se popular um pouco por todo o mundo e vendeu mais de um milhão de unidades.

O corte no preço vem acompanhado por um corte nas especificações técnicas. Não existe uma ligação Ethernet, há apenas uma porta USB e a memória RAM do computador caiu para metade, sendo de 256MB no novo modelo. Por consequência o Raspberry Pi de 20 euros permite uma poupança energética de 30% relativamente ao modelo anterior.

O gasto de energia acaba por ser uma vantagem para todos os utilizadores que procuram desenvolver projetos na área energética e que tenham por base a energia solar ou baterias removíveis, como refere no site oficial a organização responsável pelo computador.

O corte na memória RAM não afeta o desempenho e o suporte da aplicação XBMC, pelo que quem quiser usar o Raspberry Pi como centro multimédia pode também optar pelo modelo mais recente.



[caption]Raspberry Pi Model A[/caption]

O corte no preço vem reforçar ainda mais o conceito original do mini-computador: iniciar os utilizadores na programação informática ou servir como ferramenta de desenvolvimento a projetos dos utilizadores já com know how. Destinado às escolas, e que recentemente contou com um apoio financeiro da Google, o novo modelo torna-se ainda mais acessível aos estabelecimentos de ensino.

As duas fabricantes parceiras da Raspberry Pi Foundation, a RS Components e a Premier Farnell/element14, têm algumas centenas de unidades em stock e que podem ser expedidas para Portugal.

Para já a disponibilidade do computador vai estar restrita à Europa, mas os utilizadores dos EUA devem ter acesso ao novo modelo do equipamento nas próximas semanas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico