Os wearable já estão na moda sobretudo através de equipamentos como os relógios inteligentes ou as pulseiras fitness. Mas o mercado dos gadgets vestíveis tem ainda muito para evoluir e a Intel acabou de facilitar a vida a todas as empresas, engenheiros e entusiastas que querem desenvolver wearables.



A gigante tecnológica apresentou o módulo Curie, uma plataforma de desenvolvimento de pequenas dimensões que permite desenvolver vários tipos de wearable. E para se perceber o quão pequeno é este módulo, o diretor executivo da Intel, Brian Krzanich, mostrou um botão de casaco inteligente potenciado pelo novo circuito.

Para se perceber melhor o que o Curie pretende ser, basta pensar no novo módulo como o Raspberry Pi dos wearables. Como explica o The Verge, quem trabalhar com o mini-circuito apenas terá de acrescentar o restante valor tecnológico para conseguir o resultado final.



O “coração” do Curie é o circuito integrado Quark, mas há mais tecnologia comprimida no módulo: tecnologia Bluetooth de baixo consumo energético, sensor de movimento de seis eixos e uma memória flash de 384Kb.



O kit de desenvolvimento só vai ficar disponível na segunda metade do ano pois a entidade que aprova os equipamentos eletrónicos nos EUA ainda não deu luz verde ao Curie.



O módulo, garantiu Brian Krzanich, tanto pode ser usado na área do desporto, como na indústria da moda ou até da joalharia.



Ao longo de 2014 a Intel foi revelando vários esforços na área dos wearable, firmando inclusive parcerias com várias empresas, mas a tecnológica espera que o Curie seja o esforço necessário para acelerar o interesse e o desenvolvimento pelos wearable.



Sabendo aquilo que já é feito com o Raspberry Pi, que até junto das crianças é um sucesso, não seria de estranhar que em poucos anos houvesse uma vaga de do it yourself, tal como a que existe atualmente, mas apenas dedicada aos gadgets de vestir.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.