
Composta por gigantes tecnológicas como a Google, Microsoft, Amazon, Facebook e Netflix, a Alliance for Open Media (AOM) anunciou que as especificações do novo formato de compressão AV1 estão finalizadas, pelo que os utilizadores poderão começar a usufruir brevemente das vantagens desta tecnologia.
O AV1 é um método de compressão aberto e gratuito que promete tornar os serviços de streaming de vídeo, como o Netflix, YouTube e Amazon Prime, 40% mais rápidos sem que a imagem perca qualidade assim como vai consumir 40% menos dados.
Essas características irão permitir que a tecnologia também seja usada em jogos, videochamadas e transmissões ao vivo, tendo a AOM o objetivo que este seja o método de compressão padrão a partir de 2020.
Para além de ser mais leve e mais rápido, o AV1 também é aberto e gratuito, ao contrário da tecnologia atual HEVC. Dessa maneira, as empresas podem incluí-lo nos seus navegadores, aplicações, sistemas operativos, chips e outros componentes eletrónicos sem lidar com patentes ou pagamento de royalties.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
Construa um posto de gasolina e faça a manutenção dos automóveis em Gas Station Simulator Tycoon -
Site do dia
Ferramenta Loom permite gravar o ecrã rapidamente com um clique -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários