A Intel lançou na segunda-feira, dia 6 de Maio, três novas versões do seu processador Pentium 4 para computadores desktop que - promete a fabricante de semicondutores - permitem experiências mais ricas com conteúdos de banda larga, jogos, música e fotografias digitais, ajudando em simultâneo as empresas a aumentarem a produtividade e a tirarem partido dos novos ambientes de serviços Web.



Os três modelos funcionam à velocidade de relógio de 2,26 GHz, 2,40 GHz e 2,56 GHz, representando este último chip o mais rápido até hoje lançado para computadores pessoais desktop. Todos os três incluem um bus de sistema de 533 MHz, Os anteriores modelos da gama Pentium 4 interagem com o resto do sistema mediante o recurso a um bus de sistema de 400 MHz.



Juntamente com estes lançamentos, a Intel introduziu também o chipset 850E, que foi concebido para funcionar à velocidade do novo bus de sistema. Os maiores fabricantes de informática começaram já a comercializar computadores equipados com os novos chips. Segundo a Intel, os sistemas baseados no processador Pentium 4 de 2,53 GHz processam três vezes mais depressa dados em formato XML do que os PCs actualmente existentes na maior parte dos lares com um processador de 500 MHz ou menos velocidade.



Continuando com as estatísticas, a fabricante de semicondutores garante que os consumidores que utilizarem computadores baseados no modelo de 2.53 MHz vão ter acesso a um desempenho duas a três vezes maior no processamento de conteúdos para banda larga, quase cinco vezes no que toca a edição de vídeo em formato MPEG-4 e taxas de frames mais elevadas em cerca de sete vezes quando estiver a correr um jogo.



Para demonstrar mais claramente a vantagem que o consumidor irá obter se adquirir um novo Pentium 4 topo de gama, a Intel refere que as máquinas baseadas nesse chip oferecem ainda melhorias significativas comparadas com um PC de gama alta com menos de um ano baseados em chips de 1,70 GHz, afirmando que os utilizadores irão verificar um aumento de 40 por cento no desempenho de aplicações, como jogos com gráficos a três dimensões e codificação de vídeo em MPEG-4.



Em quantidades de mil unidades, os processadores de 2,53 GHz, 2,4 GHz e 2,26 GHz custam 637, 562 e 423 dólares (695, 615 e 463 euros), respectivamente. O novo chipset 850E está disponível a partir de agora a um preço de 37 dólares (40,51 euros), também em quantidades de mil unidades.



A fabricante de semicondutores também está a comercializar processadores Pentium 4 em caixas até 2,53 GHz e duas novas placas para desktops, a D850EMV2 e a D850EMD2, para distribuidores autorizados da marca, de forma a serem disponibilizados a integradores de sistemas.



Notícias Relacionadas:

2002-04-01 - Novo Pentium 4 da Intel bate recordes de velocidade e de tamanho

2002-01-17 - Intel e AMD lançam processadores Pentium 4 e Athlon XP ultra-rápidos