
A Lenovo parece ter colocado a “carne toda no assador” para o seu próximo portátil de gaming, o Legion 9i de 10ª geração. O modelo tem 18 polegadas e todas as especificações mais poderosas que poderia imaginar disponíveis no mercado.
A começar pelo processador, o modelo tem um chip Intel Core Ultra 9 275HX e a mais poderosa placa gráfica da Nvidia, o GPU RTX 5090. O mais surpreendente é a capacidade de memória da máquina, suportando até 192 GB de RAM e 8 TB da SSD para armazenamento interno. São especificações que possivelmente a NASA estará a utilizar na próxima missão tripulada à Lua, mas que poderá usar para jogar os jogos mais exigentes de PC.
O modelo destaca-se pelo seu ecrã de 18 polegadas e resolução de 4K, tendo como opção uma versão 3D estereoscópico. O ecrã tem uma taxa de atualização até 240 Hz no modo 2D, ideal para os jogos mais rápidos competitivos; se precisar de imagens ainda mais rápidas, o modo duplo garante que o ecrã 2D possa oferecer 440 Hz a uma resolução de 1920x1080.
Veja na galeria imagens do Lenovo Legion 9i:
O modo 3D, que dispensa a utilização de óculos próprios, garante maior imersão nos jogos de aventura. Pode jogar numa resolução de 1920x1200 e a fabricante diz que o seu software 3D já suporta cerca de 30 títulos populares, incluindo Cyberpunk 2077, Black Myth: Wukong, Forza Horizon 5, Genshin Impact e God of War Ragnarök.
“Cerca de 50% dos novos jogos anunciados que estão para chegar à atual geração de PC e consolas são desenvolvidos em Unreal, a mais aberta e avançada ferramenta de criação 3D em tempo real”, diz a fabricante em comunicado. E aponta que o Legion 9i foi criado para developers, artistas visuais e profissionais do 3D que precisam de um computador que não apenas corra os seus jogos favoritos, como possibilite dar vida às suas próprias criações.
O portátil conta com o chip Lenovo AI Core e o Lenovo AI Engine+, sistemas que ajudam a ajustar dinamicamente as definições baseadas nos diferentes cenários de utilização, permitindo o máximo de performance, seja a jogar ou a fazer renders de vídeo ou 3D.
Não falta a iluminação RGB, permitindo personalizar as cores de cada tecla, assim como uma barra de luz frontal. Quanto à conetividade, o portátil tem duas portas Thunderbolt 5, quatro portas USB 3.2 Gen 2 (3 USB-A e 1 USB-C). Tem ainda uma porta ethernet de rede, HDMI 2.1 e uma ranhura SDCard.

O portátil tem uma tampa composta por oito camadas de fibra de carbono, prometendo ser mais leve e resistente que os habituais compostos de alumínio. Pode ver pelas imagens o seu design com um padrão aleatório, semelhante a um produto reciclado, que a fabricante diz oferecer um design único a cada unidade.
O sistema térmico Legion Coldfront: Vapor inclui uma câmara de vapor e um sistema de quatro ventoinhas. Há ainda ventoinhas dedicadas tanto para a placa Wi-Fi como para as memórias RAM e SSD. A Lenovo diz que a sua tecnologia mantém o sistema fresco, mesmo sob cargas pesadas de trabalho, ao mesmo tempo que reduz o ruído para menos de 48 dB a 280 W no modo Performance.
O Lenovo Legion 9i chega ao mercado europeu em junho, por um preço a começar nos 4.499 euros.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
DuckDuckGo tem uma nova ferramenta para conversar de maneira privada com chatbots de IA -
Site do dia
Phase é uma plataforma gratuita que ajuda designers a criar animações simples -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários