A AMD deu recentemente início à comercialização do su novo processador Athlon XP 1800 + destinado a computadores portáteis. Funcionando a uma velocidade de relógio de 1,53 GHz, este chip torna-se assim no mais rápido da fabricante de semicondutores para notebooks.



Segundo a companhia, o novo processador oferece aos consumidores empresariais e domésticos uma ferramenta dinâmica de administração do poder de processamento para desempenho on demand e permite reduzir o ruído e a temperatura do computador portátil.



O AMD Athlon XP móvel íncorpora ainda uma arquitectura QuantiSpeed, que oferece um desempenho melhorado para o sistema operativo Windowa XP da Microsoft e suporte para a tecnologia 3DNow! da companhia norte-americana que permite obter ganhos de qualidade nas funcionalidades multimédia, bem como para a tecnologia PowerNow!, destinada a aumentar o tempo de duração da bateria.



O processador agora lançado também é compatível com a infra-estrutura Socket A da AMD e contém espaço para adicionar opcionalmente um bus de 266 MHz para permitir um melhor desempenho. O processo de fabrico usado na sua produção consistiu é o de 0,13 microns.



Este novo chip da AMD para computadores portáteis tem um preço de 535 dólares (530,38 euros) no caso de compras em volume de mil unidades e vai estar disponível em computadores portáteis fabricados pela Hewlett-Packard e pela Acer Europe.


Notícias Relacionadas:

2002-01-29 - Novo processador para portáteis da AMD chama-se Athlon 4 1500+ e funciona a 1,3 GHz

2001-08-21 - AMD aumenta velocidade de processadores Athlon e Duron para portáteis

2001-05-14 - AMD lança Athlon 4 para portáteis