A nova versão do Raspberry pretende ser mais “user friendly” ao ser lançado em formato de teclado compacto. O Pi 400 é alimentando por um processador de quatro núcleos de 64 bits, com uma arquitetura ARM, e basta utilizar um cabo HDMI na televisão ou monitor para começar a trabalhar.

O computador tem 4 GB de RAM, suporta redes wireless e dois monitores através de micro HDMI para resoluções de vídeo até 4K. E tem ainda o conector GPIO (general-purpose input/output) de 40 pinos, que confere ao Raspberry todo o dinamismo e personalização nos projetos e protótipos.

No geral, esta nova versão é bastante semelhante ao anterior Pi 4, incluindo suporte a Bluetooth 5, Gigabit Ethernet. Ainda no que diz respeito a conectividade tem duas portas USB 3.0 e uma 2.0. O computador é alimentado via USB-C.

A versão simples do Raspberry Pi 400 custa 70 dólares, mas a versão completa, que inclui rato, transformador, cartão microSD, cabo HDMI e um guia de principiantes pode ser adquirido por 100 dólares. Para já, o teclado só suporta a configuração do Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, França, Itália e Espanha, mas em breve será expandido a outros países, incluindo Portugal, salientou o CEO da empresa ao The Verge.

A empresa destaca que a sua missão continua a ser a de colocar um computador nas mãos de todas as pessoas espalhadas pelo mundo. Mais que usar o computador, este pode ser uma ferramenta para resolver problemas, mas também um veículo de expressão criativa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.