A empresa chinesa de ecommerce Alibaba continua a apostar em novas soluções tecnológicas para melhorar os seus serviços. Ainda recentemente chegou a acordo com a Ford para vender automóveis em gigantescas máquinas automáticas. Desta vez, a empresa concebeu um novo robot autónomo para entregar encomendas "de forma rápida e segura", o G Plus.

O robot está a ser construído pela empresa RoboSense e utiliza um sistema de navegação da LiDAR, introduzido nos veículos autónomos para criar mapas 3D da área e evitar a colisão com obstáculos.

Para que nunca se engane nas entregas, o G Plus utiliza um sistema de reconhecimento facial para identificar o destinatário e só depois abre as portas de acesso à encomenda. O robot é na verdade, uma espécie de armário sobre rodas, carregando encomendas ou comida, a uma velocidade máxima de 15 km/h, mas reduzindo se houver pessoas ou obstáculos por perto.

A Alibaba afirma que esta solução é bem mais económica, comparativamente às frotas de carros e camiões de entregas, além de mais fácil de produzir massivamente. Para já, o robô está a ser testado nas estradas em redor da sede da empresa em Hangzhou, mas no fim do ano iniciará a construção massiva da tecnologia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.