Destinando-se ao mercado de computação técnica de elevado desempenho, a HP lançou recentemente um servidor AlphaServer DS20L e um supercomputador AlphaServer SC20 que combina o poder de processamento de uma máquina deste tipo e uma configuração em rack que permite poupar espaço, tendo como público-alvo sectores como a computação científica, o entretenimento, a defesa e a administração pública.



Ocupando numa rack o espaço de 1U, o servidor HP AlphaServer DS20L tem como dimensões 3,40 cm de altura e 50,8 cm de comprimento. Cada máquina integra no seu interior dois processadores Alpha de 64 bits, podendo conter no máximo 2 GBytes de memória. No espaço de uma rack com cerca de 2 metros de altura poderá combinar-se 40 servidores DS20L com 80 chips Alpha.



Por seu lado, o HP AlphaServer SC20 baseia-se nas estruturas do DS20L, possuindo a característica de ser escalável. Encontrando-se disponível com o sistema operativo HP Tru64 Unix, pode combinar até 128 unidades DS20L, mediante um sistema de interconexão de alta velocidade, assim como fornecer até 426 gigaflops de desempenho.



A HP oferece ainda o DS20L em configurações do tipo cluster de HP Tru64 UNIX e Linux, como um variado leque de interconexões. Estes sistemas AlphaServer vão particularmente de encontro às necessidades de elevado desempenho - embora tendo em conta restrições orçamentais e de espaço - de empresas em áreas como a segurança governamental, investigação científica e engenharia automóvel e aeroespacial.



Futuramente, a fabricante de computadores pretende também lançar uma família de servidores HP AlphaServer baseada na nova tecnologia de processadores Alpha EV7, tendo a empresa já começado a efectuar demonstrações de versões iniciais junto de clientes e parceiros.


Notícias Relacionadas:

2002-05-29 - HP anuncia nova linha de produtos

2001-06-25 - Compaq transfere tecnologia Alpha para a Intel

2001-02-13 - Compaq apresenta Alpha a 833 MHz