Uma nova norma para facilitar a comunicação e gravação de dados a grande distância, sobre redes IP, está já tecnicamente completa, anunciou a Storage Network Industry Association (SNIA), uma associação do sector, que a enviou para aprovação à Internet Engineering Task Force (IETF). O standard tem o nome de Internet Small Computer Systems Interface (iSCSI) e poderá ser rapidamente implementado em produtos das empresas que constituem esta associação, como a Cisco Systems, IBM e Hewlett-Packard.



Tendo por base a norma de comunicação de dados entre os periféricos e o controlador central, SCSI (Small Computer System Interface), a iSCSI deverá facilitar a comunicação entre instalações de serviços de armazenamento de dados a longa distância. Com o objectivo de transmitir dados sobre redes locais (LANs), redes de âmbito geográfico alargado (WANs) e da Internet, a iSCSI vai funcionar sobre protocolo IP (Internet Protocol) e é de esperar
que facilite o desenvolvimento do mercado de storage area network (SAN).



A nova norma agora anunciada vai competir com a Fiber Channel sobre IP (FCIP), que já está a ser utilizada sobre redes de Fiber Channel. De acordo com dados da IDC, este tipo de tecnologia atingiu vendas na ordem dos 1,46 mil milhões de dólares no ano passado. Porém, a possibilidade da norma iSCSI transmitir dados sobre redes Ethernet já existentes poderá dar-lhe uma vantagem em relação ao FCIP.



Os primeiros produtos a usar a primeira versão da norma iSCSI deverão chegar ao mercado entre o final de 2002 e 2003.

Notícias Relacionadas:

2002-04-23 - IBM lança nova geração de software de armazenamento em 2003

2001-12-11 - Mercado de redes de armazenamento de dados em evolução rápida

2001-09-25 - Compaq testa rede de armazenamento com tecnologia Internet

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.