Apresentado ontem, o Tesla X foi anunciado como o carro mais seguro do mundo, um título baseado na classificação de cinco estrelas atribuída em todas as categorias a nível de segurança.

Mas há um pormenor adicional neste capítulo: o novo modelo da Tesla Motors tem um botão que ativa um “modo de defesa contra armas biológicas”, capaz de tornar o ambiente do interior do carro tão esterilizado como o de um hospital. Os filtros de ar HEPA gigantes integrados ajudam nesta função.

O modelo familiar tem outras caraterísticas de peso. As portas abrem automaticamente ao género “falcon wings”, com sensores que detetam a altura do teto para decidir o grau de abertura permitido.

Travões automáticos de emergência para evitar colisões mesmo a altas velocidades e câmaras, radares e um sonar de 360 graus são outros “dispositivos” de ajuda à condução incluídos.

A autonomia prometida é de 400 quilómetros com uma carga completa, estando preparado para os supercarregadores que a fabricante tem no mercado. Prometido está também um desempenho que leva o carro dos zero aos 100 km/h em 3,2 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h, mas no caso da versão P90D Founder Edition.

Isto porque o Tesla X vai ser comercializado em duas versões: a mencionada, que vai custar 126.000 euros e a P90D Signature, com um preço de 117.000 euros.

 

Nota: A notícia foi alterada para informar que algumas das caraterísticas mencionadas são específicas de uma das versões do Tesla X, como apontado por um dos nossos leitores.