As empresas de segurança identificaram um novo troiano programado para instalar adware e spyware ou mesmo tomar o controlo das máquinas infectadas para as usar como porto de lançamento para novos ataques, através da instalação de um programa bot.




O novo cavalo de tróia, identificado como Exploit-WMF (Windows Meta File), dirige-se, como o nome indica, a utilizadores Windows e explora uma vulnerabilidade na biblioteca WMF do sistema, instalando nas máquinas vulneráveis um ficheiro que atrai um segundo ficheiro, este mais sofisticado, descarregado a partir de um servidor de Internet.




Para já, a ameaça foi classificada com um grau de perigosidade 2, mas as várias empresas de segurança admitem a possibilidade da ameaça subir alguns degraus na sua escala de classificação.




A vulnerabilidade afecta utilizadores do Windows XP com service pack 1 e 2, assim como utilizadores do Windows Server 2003 com service pack 0 e 1 e pode ser explorada quando um utilizador do Internet Explorer ou do Firefox acedem a sites com código malicioso ou quando é utilizada a pré-visualização de ficheiros .wmf, usando o Internet Explorer.




Para já a Microsoft afirma que está a investigar esta "possível vulnerabilidade no Windows", pelo que para já não estão disponíveis actualizações.



Notícias Relacionadas:

2005-07-22 - Utilizadores do Instant Messaging do MSN e America Online alvos de vírus


2005-04-08 - Mensagem de email falsa esconde Cavalo de Tróia

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.