Foi descoberto ontem um novo worm disfarçado de uma animação gráfica criada com a ferramenta Macromedia Flash e anexada a uma mensagem de felicitações. O vírus, mais conhecido por Reezak, tem vindo a replicar-se massivamente nos Estados Unidos e na Europa e quando é activado, poderá eliminar ficheiros do disco rígido do computador infectado, colocando em risco o funcionamento do sistema.



O Reezak - ou W32.Zacker.C@mm ou ainda W32.Maldal.C@mmm - propaga-se a si próprio através de uma mensagem enviada por meio do Microsoft Outlook - utilizando para tal a lista de endereços deste software - ou do Microsoft Messenger com o título "Happy New Year" - Feliz Ano Novo, em português - e um ficheiro executável anexo designado Christmas.exe - com um tamanho de 37.376 bytes -, pelo que poderá levar o receptor a pensar que se trata de um postal de Natal.



A mensagem no corpo do email contém as seguintes linhas: "Hi / I can't describe my feelings / But all i can say is / Happy New Year :) / bye". Segundo a empresa de software Computer Associates, o worm pode desactivar determinadas teclas do teclado e eliminar todos os ficheiros relativos a programas de segurança e anti-vírus, bem como os que se encontram na pasta /Windows/System, que são essenciais ao funcionamento do computador.



Simultaneamente, altera o nome do computador para ZaCker e altera a página de entrada do Internet Explorer do sistema infectado para uma página da GeoCities. O Reezak apareceu, pela primeira vez, no Reino Unido e noutras partes da Europa, tendo sido posteriormente detectado nos Estados Unidos.



A Computer Associates considerou este vírus como sendo um worm de médio a alto risco. Por seu lado, a McAfee atribuiu-lhe um baixo nível de perigo, ao passo que a TrendMicro classificou-o como constituindo um risco médio. Até agora, esta última empresa, já detectou mais de 5200 computadores infectados.


Notícias Relacionadas:

2001-12-18 - Apesar do aumento da troca de postais electrónicos, a ameaça dos vírus permanece

2001-12-05 - Vírus Goner considerado o pior desde o Love Bug

2001-11-27 - Badtrans.b substitui SirCam como primeira ameaça nas caixas de email

2001-07-23 - Worm SirCam considerado praga perigosa