Um novo worm de rápida propagação foi detectado pelos laboratórios da Panda Software. O Nurech.A tem sido distribuído de forma massiva através de email e já infectou centenas de computadores passando a figurar no top ten dos vírus mais detectados pela empresa.



A propagação do worm está relacionada com uma nova vaga de mensagens electrónicas de registo romântico que circulam na Internet e levou a Panda a decretar estado de Alerta Laranja de vírus. Fazendo-se valer de temas como "Togethr you and I", "Cyber Love" e outros, a mensagem geralmente inclui em anexo um ficheiro executável como flash postcard.exe ou greeting postcard.exe. A identificação do remetente varia embora seja sempre um nome feminino.



De acordo com a Panda Software este worm é bastante perigoso e foi desenvolvido pata terminar processos pertencentes a ferramentas de segurança e para recolher endereços para se propagar no computador afectado.



O código malicioso possui características de rootkit, o que faz com que os processos executados sejam ocultados, o que dificulta o rasteio efectuado pelas ferramentas de segurança.



Paulo Silva, director técnico da empresa em Portugal, afirma, em comunicado, que esta ameaça tem como objectivo enganar os utilizadores que, por desconhecerem o perigo associado à mensagem de correio electrónica, executam o ficheiro anexado pondo em risco a segurança do seu computador.



Por estarmos perto do dia de S. Valentim, conhecido como o Dia dos Namorados, o cariz romântico das mensagens torna-se um truque bem sucedido, o que aumenta as probabilidades do número de ataques continuar a propagar-se.



Como método de prevenção, a Panda Software aconselha os utilizadores a não abrirem qualquer tipo de mensagem proveniente de um remetente desconhecido e que possuam anexos que não tenham sido solicitados.

Notícias Relacionadas:

2007-01-25 - Storm Worm infecta 300 mil computadores em menos de uma semana

2007-01-02 - Ataques de phishing aumentam 56 por cento em 2006