A nova gama de PCs Intel, fabricada com tecnologia de 65 nanómetros, vai herdar os nome dos seus antecessores de núcleo duplo e chegar ao mercado com a designação Intel Core 2 Duo. Apenas o 2 passa a distinguir a primeira da segunda linha de processadores, que inclui os chips para desktop, com o nome de código Conroe e lançamento previsto para Julho deste ano, e os processadores para laptops Merom com lançamento previsto para Agosto.



A diferenciação entre linhas passará a ser feita através da utilização de um código alfanumérico composto por cinco algarismos. O primeiro elemento deste código será uma letra que representa o consumo energético do chip. Assim, U significa voltagem abaixo dos 15 watts (ultralow); L significa voltagem entre os 15 e os 24 watts (low voltage); T para uma voltagem entre os 25 e os 55 watts (standard); E para uma voltagem entre os 33 e os 75 watts (standard desktop) e finalmente o X para potência máxima ou extrema que designa os equipamentos com consumos acima dos 75 watts.



Os quatro elementos seguintes do novo código de identificação dos processadores serão 4000 ou 6000 para chips Conroe e 5000 ou 7000 para chips Merom. As restantes variações de números relacionam-se com o suporte nas várias plataformas da Intel com a Viiv, a Centrino ou a Vpro que se dirigem aos segmentos de entretenimento, móvel ou empresarial.



Por exemplo, um Core 2 Duo T5400 representaria um chip com um consumo energético entre os 25 e os 55 watts originalmente vocacionado para notebooks e alguns modelos desktop.



O novo modelo de identificação deixa para trás a marca Pentium que há 13 anos servia a Intel e identifica pela primeira vez na designação comercial dos chips o seu consumo energético máximo. Na componente numérica a Intel acaba por escolher um modelo de identificação que a aproxima da concorrente AMD.



Notícias Relacionadas:

2005-10-11 - Intel coloca no mercado processadores Xeon dual core

2005-05-27 - Intel revela duas novas plataformas para PCs domésticos e empresariais