O período entre julho e setembro registou um novo número recorde de novos Trojans, confirmando a preferência desta categoria por parte dos cibercriminosos para as suas ações de roubo de informação.

Os dados são do mais recente relatório do PandaLabs, laboratório anti-malware da Panda Security, e referem igualmente o surgimento de cinco milhões de novos exemplares de software malicioso neste período, em que três em cada quatro novos exemplares criados foram Cavalos de Tróia.

Os Trojans representaram, assim, perto de 77% de todo o novo malware detectado no trimestre passado, que compara coms os 68% do trimestre anterior. " Desde a massificação do cibercrime que os Trojans se têm mantido no topo, mas nunca antes tinham alcançado tão elevada percentagem", notam os responsáveis da Panda security.

O segundo lugar foi ocupado pelos vírus com 12,08%, menos 4% do que no trimestre anterior. Em terceiro surgiram os worms, que decresceram dos 11,69% para os 6,26% face ao verificado no relatório passado. Destaque para o aumento do número de novos exemplares de adware, de 1,37% no segundo trimestre para 3,52% no período agora analisado, essencialmente devido ao aumento do número de falsos antivírus, que se incluem nesta categoria.

Os dados recolhidos sobre a proporção de cada tipo de malware no total de infeções verificadas são semelhantes ao que se verificou no trimestre passado, ou seja, os Trojans, vírus e worms continuam a ocupar as três posições do topo, representando 63,22%, 10,11% e 9,74% do total de infeções, respetivamente.

A China volta a liderar o grupo de países mais visados, com 62,47% dos PCs afetados, seguida de Taiwan (50,93%) e da Turquia (46,68%).

No lado oposto, a Suécia volta a ser o país com a taxa de infeção mais reduzida (apenas 23,36% dos PCs afetados), seguindo-se o Reino Unido, Suíça e Alemanha. Portugal mantém-se como o 24º país da lista

Apesar de se encontrar no grupo dos países menos atingidos, a Panda faz questão de referir que 30% dos computadores analisados em Portugal estão infetados com algum tipo de malware.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.