A nVidia, fabricante de produtos gráficos, apresentou recentemente ao mercado uma nova linguagem de programação denominada Cg. Segundo a empresa, esta linguagem vai permitir que programadores de conteúdos criem gráficos em tempo real com qualidade cinematográfica mais fácil e rapidamente.

Desenvolvida em conjunto com a Microsoft, esta nova linguagem permite o desenvolvimento de sombreados em tempo real e efeitos visuais em plataformas gráficas e é compatível com o DirectX da Microsoft.

"Até agora os programadores tinham de trabalhar em linguagem compilada para conseguir características cinematográficas nas aplicações gráficas de hoje. Poucas pessoas sabem como fazê-lo e é um processo extremamente lento", afirma Jon Peddie, presidente do centro de pesquisa Jon Peddie.

"Com a introdução da Cg e do compilador Cg da nVidia, os programadores poderão criar, partilhar e re-utilizar mais rapidamente sombreados que vão tornar o seu conteúdo mais rico em efeitos visuais proporcionando o realismo que todos esperamos nesta indústria", acrescenta.

Para Jen Hsun Huang, director executivo da nVidia "a Cg já recebeu o apoio da indústria desde programadores de jogos a criadores de conteúdos. a Cg vai fazer pelos GPUs o que a linguagem C e C++ fez pelos CPUs".

A nVidia apresentou ainda o kit de ferramentas Cg que inclui um compilador Cg, um browser Cg, formato de ficheiro CgFX, biblioteca padronizada Cg e uma colecção de sombreados pré-escritos que podem ser utilizados em várias aplicações como programação de jogos, conteúdos digitais ou desenho computacional.

Notícias Relacionadas:

2002-02-07 - Linha de processadores GeForce4 da NVIDIA lançada esta semana

2002-01-07 - Nvidia chega a acordo com hackers holandeses

2001-06-04 - Chipset nForce da Nvidia utiliza tecnologia de bus HyperTransport da AMD

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.