A Nvidia anunciou um conjunto de novidades com destaque para o lançamento de uma aplicação, uma novidade importante para quem usa GPUs da marca em computadores ou portáteis, enquanto jogador ou criador de conteúdos.

A Nvidia App vai simplificar processo de atualização para os drivers mais recentes GeForce Game Ready e Nvidia Studio e facilitar a descoberta e instalação de aplicações como o GeForce Now ou o Nvidia BroadCast.

A mesma app integra uma camada adicional para jogos com acesso mais facilitado e várias ferramentas, por exemplo, para a gravação de ecrã, aplicação de filtros avançados (incluindo filtros com IA) ou monitorização de desempenho.

Por esta via passa assim a ser possível ajustar configurações de jogo, programas ou drivers, a partir de um mesmo local, simplificando o acesso a funcionalidades que até aqui estavam dispersas por diferentes pontos, como o GeForce Experience e Painel de Controlo Nvidia.

A empresa também anunciou o lançamento de um novo GeForce Game Ready Driver e mais jogos compatíveis com a tecnologia RTX, garantindo que são já mais de 600 os jogos e aplicações compatíveis. Entre eles, títulos como S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl e Microsoft Flight Simulator 2024, que por esta via ganharam suporte para tecnologias DLSS 3 e NVIDIA Reflex. O mesmo está já garantido para jogos como Farming Simulator 25 e Mortal Rite, que vão receber suporte para DLSS Super Resolution.

O DLSS é uma tecnologia de renderização de IA que faz uso de uma rede neural para aumentar o desempenho gráfico em jogos e aplicações, recorrendo a processadores Tensor Core AI dedicados em GPUs GeForce RTX.

A marca deu ainda a conhecer novas campanhas de desconto na compra de alguns produtos, como placas de vídeo da gama GeForce RTX Série 40, que permitem levar para casa cópias Premium gratuitas de Indiana Jones e o Grande Círculo. Informações não confirmadas garantem, entretanto, que a empresa já está a descontinuar as RTX 40, terminando o stock disponível para fabrico, e que lança em janeiro novas GPUs da mesma gama, as GeForce RTX 50 "Blackwell".