Ministros dos Estados-membros reforçam hoje, em Roma, com a assinatura de várias declarações, o compromisso de colocarem a Europa na vanguarda da transformação digital.

Organizado no âmbito das comemorações dos 60 anos dos Tratados de Roma, o encontro leva o nome de Digital Day e coloca aos responsáveis políticos várias propostas, entre elas a relativa à realização de ensaios transfronteiriços de condução conectada e .

Está também previsto o lançamento de uma plataforma que combina iniciativas nacionais para ajudar a indústria europeia no processo de digitalização, adaptação e inovação, assim como a apresentação de um projeto-piloto de apoio a estágios digitais.

Conheça melhor as propostas que vão estar em destaque no Digital Day desta quinta-feira, na galeria que apresentamos a seguir.

As medidas apresentadas fazem parte do conjunto de propostas assumidas na Estratégia para o Mercado Único Digital, lançada em maio de 2015 pela Comissão Europeia. Neste momento a tónica desta estratégia está na sua concretização, começando com a adoção pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho e continuando com a execução por parte dos Estados-Membros, explica Bruxelas.

Em maio de 2017, a Comissão apresentará a reapreciação intercalar da Estratégia para o Mercado Único Digital, para fazer o ponto da situação e identificar o que ainda precisa de ser feito. Esta será acompanhada pelo Relatório Europeu de Progresso em Matéria Digital, que apresentará uma avaliação aprofundada de como a UE e os Estados-Membros estão a avançar no seu desenvolvimento digital e identificará eventuais medidas que possam ajudar a melhorar o desempenho nacional em matéria digital.