A Minicoders é uma startup cofundada na Nuclio Venture Builder que tem como objetivo tornar-se uma plataforma educativa, com o objetivo de ensinar às crianças os fundamentos da programação informática. Mas a plataforma troca os habituais espaços físicos por um ambiente de metaverso, recorrendo a experiências de jogos, num formato de “play to learn”.

A plataforma já tinha sido lançada nos mercados anglo-saxão e latino-americano, chegando agora a Portugal. A Minicoders oferece jogos e conteúdos educativos às crianças portuguesas, como um primeiro contacto com o mundo da informática, procurando preparar as crianças para uma das profissões mais procuradas da atualidade.

Veja na galeria imagens do Minicoders

O objetivo da plataforma Minicoders é converter o tempo que os jovens passam frente ao ecrã em horas produtivas, mas sem esquecer o entretenimento. É direcionado a crianças entre os 6 e 12 anos, que segundo dados apurados pela empresa, já passam duas a três horas frente a um equipamento com ecrã e ligação à internet. A empresa refere ainda que 68% dos pais demonstram preocupação pela quantidade de horas, não produtivas, que os seus filhos passam nos equipamentos.

O programa da Minicoders oferece uma app, a Minicoders Kids, com conteúdo educativo, tais como vídeos e assistentes virtuais para conduzir os mais novos durante a sua aprendizagem. Por outro lado, oferece experiências de jogo, incentivando as crianças a aplicar e praticar os conceitos anteriormente aprendidos, num contexto mais divertido. E tudo isto num ambiente virtual no metaverso criado em Roblox.

Segundo Ruben Aparício, cofundador da startup, “o uso de metaversos regulados como Roblox combinado com tecnologias como assistentes virtuais e apps de vídeo streaming nos permite oferecer às crianças uma experiência de aprendizagem mais completa e efetiva que nunca”. Acrescenta que tudo começa com a introdução de conceitos, resolução de dúvidas e a utilização mais prática do que as crianças aprenderam no jogo. E a experiência tem sempre a supervisão dos seus pais.

A startup levantou 350 mil euros na sua primeira ronda de financiamento pré-seed, garantindo o investimento de business angels e outros fundos de investimento. Os primeiros mercados receberam a plataforma em julho, a Magic School, experiência criada no metaverso Roblox, tendo registado mais de 50 mil utilizadores únicos nos primeiros três meses.

Nesta Magic School, os pequenos jogadores assumem um aprendiz de magia e aceder a diversas experiências neste metaverso. Para desbloquear os seus poderes mágicos, terão de resolver desafios em forma de blocos de programação informática, garantindo assim um primeiro contacto com os fundamentos desta área. A plataforma tem um controlo parental para que os pais sigam os progressos dos seus filhos, além da segurança proporcionado pela Minicoders. Há ainda uma aposta na educação inclusiva, uma vez que as experiências deste metaverso não têm género e têm uma forte componente de colaboração à aprendizagem.