Os números diferem consoante a plataforma de medida, mas é incontestável que o Windows é de longe o sistema operativo dominante no mundo dos computadores pessoais, independentemente do país. E a concorrência é entre as várias versões ainda no mercado, o que pode causar problemas para a rota de sucesso desejada pela Microsoft para o novo Windows 10.

O Windows 7 é ainda rei e senhor entre as preferências globais, e também em Portugal. Os dados do Net Applications mostram que está instalado em 60,98%, um valor acima do que era registado em Maio, onde se fixava nos 57,7%.

Na altura o Windows 8 e o 8.1 tinham ultrapassado, pela primeira vez, o Windows XP, mas agora a diferença é ainda maior, com as duas versões mais recentes do Windows a somarem 16,02% de quota de mercado.

Com 13 anos de "mercado" o Windows XP foi durante muito tempo um dos mais utilizados, mas as campanhas da Microsoft depois da descontinuação do suporte ao sistema operativo "jurássico" ajudaram a reduzir a quota de mercado. Em maio deste ano já só 14,6% dos utilizadores de PCs a nível global tinham o sistema operativo instalado, um valor que agora se fixa nos 11,98, segundo os dados do Net Applications.

 

Os dados da Statcounter são um pouco diferentes mas não mudam muito o equilíbrio entre as diferentes versões. O Windows 7 tem mais de 49,4% a nível global e em Portugal ultrapassa ligeiramente este valor, mas a maior diferença está no Windows 8.1, usado por mais de 24% dos utilizadores em Portugal embora a nível global ronde os 15,3%.

Curiosamente, na tabela para Portugal já não aparece o Windows 8, que a nível global ainda mantém uma quota de 3,35%. O "apego" dos utilizadores ao Windows Vista marca também a diferença em Portugal, até porque nos dados globais o sistema operativo que antecedeu o Windows 7 já não aparece representado.

Na análise da Statcounter há ainda outras particularidades relevantes no mercado português. O Mac OS X já ultrapassa também o Windows XP em termos de utilização, contando com 6,92% de quota, enquanto o XP já só tem 5,4%, uma ordem que não é igual a nível global, onde o Windows XP conta com mais de 9% de utilização face ao sistema operativo para Mac com 7,8%. 

Nos dados do Net Applications o Mac OS X 10.10 só tem 4,5% de utilização, mas não são somadas as versões anteriores no ranking. Já o Linux não aparece na estatística, embora o Statcounter adiante ainda uma quota global de 1,6%.
Com a chegada do Windows 10, prevista para amanhã, é natural que este ranking seja fortemente abalado, até pela facilidade que a Microsoft está a dar paa a migração das versões mais recentes. 
Como o TeK tinha adiantado, vão existir sete versões do novo sistema operativo, e entre elas pode verificar aquela que é mais indicada para o seu perfil de utilização.