A Microsoft prepara-se para anunciar um novo serviço online, destinado a ambientes empresariais, cujo lançamento está agendado para o segundo trimestre deste ano.



No ano passado a companhia começou a oferecer o Online Services, uma plataforma de subscrição que permitia a execução da aplicação de correio electrónico empresarial Exchange e o SharePoint, a empresas com mais de 5 mil funcionários, mas agora a estratégia muda. A partir do próximo trimestre esta oferta estará disponível para companhias de todas as dimensões, garantindo uma alternativa a todos os clientes que preferiam trabalhar com software licenciado no seu próprio hardware.



O objectivo da Microsoft é aumentar a concorrência tentando captar mais a atenção dos clientes corporativos através de uma estratégia que tem em vista a oferta de web-services e partilha de software.



Paralelamente, oferecerá a possibilidade de o Search Server 2008 Express ser descarregado gratuitamente, o que permitirá às empresas pesquisar arquivos e documentos dentro da sua própria rede, uma oferta que passará a concorrer com o Google Search Appliance.



Se tudo correr como está planeado, Bill Gates poderá, ainda hoje, fazer o anúncio oficial das novas apostas da empresa, durante a Microsoft Office SharePoint Conference 2008. Resta apenas salientar que, ao que tudo indica, pelas contas da Microsoft já foram vendidas mais de 100 milhões de licenças do SharePoint, o equivalente a mil milhões de dólares embolsados pela Microsoft.




Notícias Relacionadas:

2008-02-07 - Google volta a atacar mercado empresarial